Telefone + 55 (11) 3564-3031  |  Email comercial@h2xtech.com.br
Facebook Youtube Linkedin

IPEM-SP encontra irregularidades em 69% das lâmpadas LED fiscalizadas na Santa Ifigênia, na capital

(0)
Categoria:
17 de Maio de 2017

O IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), realizou nesta quinta-feira, 11 de maio, operação especial em lâmpadas LED, na Santa Ifigênia, região central da capital paulista.

As equipes de fiscalização verificaram 5.206 produtos, sendo que 3.572 (69%) estavam irregulares e foram apreendidos. No total, as equipes fiscalizaram seis lojas e as seis (100%) foram autuadas por irregularidades nas lâmpadas LED.

Os problemas encontrados pelas equipes de fiscalização foram o uso indevido da marca do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nos produtos e ausência das informações obrigatórias na embalagem e no produto.

O objetivo da operação especial, realizada em parceria com o Procon e apoio da Polícia Militar, foi retirar do mercado lâmpadas LED sem registro do Inmetro que estão descumprindo os prazos de importação, distribuição e comercialização por parte de importadores e fabricantes, ou seja, produtos que estão desrespeitando as portarias e regulamentos no que diz respeito às questões técnicas.

Os produtos irregulares podem apresentar informações falsas com relação a eficiência luminosa e vida útil declarada, levando o consumidor no momento da compra a escolher um produto de baixa qualidade.

As lâmpadas de LED devem ter a etiqueta nacional de eficiência energética e marcações obrigatórias na embalagem. Dentre as principais informações estão o nome, marca ou logotipo do fabricante ou importador; tensão a que se destinam em volt (V), potência máxima expressa em watt (W), fator de potência, eficiência luminosa e a equivalência da lâmpada LED com as lâmpadas incandescentes e lâmpadas compactas que ajuda o consumidor na sua escolha no momento da compra.

Durante fiscalização de rotina, em 2017 foram apreendidas/interditadas 2181 unidades e ainda em operação conjunta com a Receita Federal foram proibidas de entrar no país 200 mil unidades. Em 2016 foram apreendidas/interditadas: 3610 unidades.

Orientação para o consumo

O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse http://goo.gl/jYpCEk, aproveite e conheça outras publicações do IPEM-SP no link: http://goo.gl/Waw0P1.

Fonte: IPEM-SP