Telefone + 55 (11) 3564-3031  |  Email comercial@h2xtech.com.br
Facebook Youtube Linkedin

Valorização e economia do complexo com investimentos em iluminação LED

A beleza e imponência são marcas registradas do complexo do Memorial da América Latina, projetado pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer. Este ícone do cenário cultural na capital paulista passa, desde 2015, por grandes investimentos em iluminação LED.

A economia de energia elétrica gerada com o uso de iluminação LED tem girado em torno de 30% do consumo de energia em relação ao ano anterior, um retorno garantido, em médio prazo, em relação ao investimento com as novas lâmpadas tubulares, spots e refletores.

Motivado por esse beneficio econômico, a iluminação de diferentes ambientes do complexo foi substituída pela tecnologia LED de iluminação, projeto que aconteceu em parceria com a empresa H2XTech, especializada em soluções e produtos em iluminação LED.

Segundo, Araan Ionai, Light Designer da H2XTech, “as soluções apresentadas seguiram o conceito de valorizar a obra no seu espaço”, para atingir esse objetivo tem sido fundamental a parceria com toda a equipe do memorial.  

Os produtos LED da H2XTech, além de possuírem baixíssimo consumo de energia e com uma longa vida útil, de 20 a 50 mil horas, se diferenciam do mercado pela qualidade de luz, além disso, não propaga calor  favorecendo  a longevidade não apenas da luminárias como, também, das obras em exposição.

No Memorial, o projeto de iluminação LED começou pelo prédio da administração, onde foram instalados os Painéis LED de 60x60cm, com o conceito DownLight, iluminação rente ao teto, que elimina o uso de lâmpadas e reduz a quantidade de luminárias. Além de diminuir o consumo de energia, houve adequação na temperatura de luz para estimular a produtividade e disposição dos colaboradores ao longo do dia, despertando maior concentração e foco nas tarefas das equipes.

Em virtude dos inúmeros eventos realizados nas áreas externas do complexo, a participação da H2XTech seguiu para a substituição dos refletores dos postes e das sancas que iluminam todos os prédios no período da noite. O aumento da iluminação real dessas áreas contribuiu para a valorização do conjunto arquitetônico do Memorial e dos eventos realizados no espaço.

Para contribuir com a preservação do acervo de arte popular no Pavilhão da Criatividade, a H2XTech implantou um sistema com 200 spots de LED, que foram instalados nos expositores, que antes contavam com lâmpadas dicroicas. Essa alteração foi possível com a integração da equipe técnica da H2XTech com a equipe de engenharia, arquitetura e manutenção do espaço. O resultado possibilitou a melhor preservação das obras e valorizou as cores das peças do acervo permanente.

O trabalho realizado nesses espaços levou a participação da pela H2XTech em exposições de grande complexidade. A empresa participou da iluminação da exposição “Novelas da Globo – Homenagem dos cartunistas brasileiros”, tendo como principal desafio encontrar a solução ideal em LED para valorizar as obras de grandes cartunistas como Eder Santos.  

Outra exposição que contou com o trabalho da H2XTech foi “A turma do Chaves”, que contou com mais de 200 mil visitantes. A parceria empresa foi responsável pela iluminação do espaço, diminuindo a quantidade de refletores utilizando a tecnologia LED.

Como nos trabalhos desenvolvidos no Memorial da América Latina, a H2XTech atua desde o mapeamento das necessidades, na seleção dos produtos mais adequados para cada ambiente, no acompanhamento dos resultados esperados e em todas as fases do projeto de iluminação LED, gerando economia financeira real e com o menor investimento possível.

image